sexta-feira, 29 de abril de 2011

Espinhas, cravos, acne vulgar, comedão. Quem nunca teve? Neste post, vamos falar um pouco dessa doença que aflige varios jovens. Mas o que é acne? Como se desenvolve? Como se previne?



Acne vulgar ou juvenil é uma das doenças da pele de maior predominância, afeta cerca de 80% dos adolescentes, mas pode persistir ou se iniciar em idade adulta. É uma piodermite que atinge o complexo pilo-sebáceo (pêlo e glândula sebácea). Os quadros mais graves acometem o sexo masculino. Como regra, se manifesta com intensidades moderada e discreta. Em algumas situações, a manifestação clínica é de tal intensidade que chega a repercutir estética e socialmente, acarretando sérios prejuízos psicossociais, promovendo isolamento e baixa auto-estima.        
            A acne é caracterizada pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo pilossebáceo, obstruindo o poro da pele. Isto impede a saída de sebo pelo orifício. O acúmulo de sebo libera algumas substâncias que irritam a pele, causando inflamação, e é um meio propício para as bactérias se desenvolverem - notadamente, a Propionibacterium acnes.
            Embora existam métodos que levem à sua diminuição ou extinção, não existe uma cura específica, pois a acne não é uma doença específica. Sendo uma doença com base em outros eventos, a sua cura tem ramificações, daí a existência de metodologias. Reconhece-se o peroxido de  benzoila eficaz contra a bactéria da acne, que normalmente diminui com a idade, acabando depois dos 20 anos. Em casos especificos, ela pode surgir mesmo depois da adolescência, desencadeada por um desequilíbrio hormonal, mais comumente apresentado em mulheres.
            O melhor mesmo é que quando você estiver com acne e ela estiver te incomodando, não a esprema, e sim procure um médico especializado, pois ele saberá qual sera o melhor tratamento para essa doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário