Mais uma semana se passou e nela tivemos inúmeras discussões na sala, dentre elas o fato de um de nós ter visto no noticiário que em São Paulo passa a serem encontrados casos da dengue tipo 4.
Até agora foram encontrados cerca de dez casos no Estado, todos eles na região de São José do Rio Preto (localizada a 438km da capital Paulista). Curiosos sobre isso, decidimos pesquisar para nos informar melhor sobre esse tipo de vírus.
A dengue tipo 4 tem os mesmos sintomas dos outros tipos – febre alta e dores de cabeça e pelo corpo. Ela apresenta risco mesmo a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica.
É possível desenvolver um quadro grave de dengue com qualquer sorotipo, mas a dengue tipo 4 é preocupante porque grande parte da população está desprotegida deste sorotipo. E a probabilidade de quadro grave de dengue aumenta se a pessoa for infectada pela segunda ou terceira vez.
Para os médicos,o avanço desse tipo de dengue é algo preocupante,não pelo vírus em si,que não tem maior grau de perigo que os outros tipos de dengue,mas pela entrada de mais uma varição do microorganismo.
A explicação do problema da dengue está no sistema imunológico do corpo humano. Por exemplo, pessoas que tiveram dengue do tipo 1,não poderão ser mais afetadas por este vírus,somente pelos tipos 2,3 e 4.E quanto maior for o número de vírus existentes,maior a probabilidade de haver uma infecção.
A possibilidade de contrair novamente a doença é preocupante. Caso ocorra um segundo episódio da dengue, o sistema imunológico vai se sensibilizando,fazendo com que os sintomas se manifestem mais severamente e assim aumentando o risco da dengue hemorrágica.
Portanto, cabe a nós tomar medidas preventivas contra a dengue, dentre elas: evitar água parada, deixar fechada a caixa da água, não deixar peneus expostos ao tempo ,tapar os vazinhos com areia e etc...Cabe a nós,matar o mosquito Aedes e assim nos protegermos da dengue!!
cruzes, só o que nos faltava né! todo cuidado é pouco, e os toques aqui são muito válidos! valeu galere!
ResponderExcluir