sexta-feira, 15 de abril de 2011

Saúde e esporte.


Iremos relacionar o esporte com a saúde, falando que o esporte quando em excesso pode prejudicar a saúde das pessoas, mas quando praticado regularmente traz benefício a saúde.
O esporte possui várias finalidades, tais como: educação, lazer, performance, encontro entre amigos, e também saúde. Mas quando que o esporte promove saúde?
Antes da resposta: quando pensamos em esporte logo pensamos nos atletas de alto nível esportivo, eles fazem um grande esforço para conseguirem uma melhor colocação. Mas por causa desse esforço acabam sofrendo lesões musculares, inflamações de tendões, gripes constantes, etc... E até certa privação da vida social, deixar de ir as festas, cuidados extremos com a alimentação, estadia na concentração antes das competições, etc.. Será que nestes casos teríamos saúde?
Acho que nem precisamos responder a essa pergunta, quem tiver dúvida pode perguntar ao Ronaldo(futebol), ou ao Guga(tênis). Então, não podemos desconsiderar a importância do esporte sem exagero, havendo um controle do esforço físico e uma orientação adequada as condições de quem o pratica. Para este tipo de esporte podemos seguir as orientações gerais para a pratica de atividades físicas, recomendam-me: de três a cinco vezes por semana não excedendo uma hora de atividade.
Neste último caso, todos os benefícios inerentes a uma boa prática de exercícios físicos podem ser alcançados, com a vantagem de se aprender algo mais, como por exemplo, a história ou regras do esporte praticado.

E você, já pensou em praticar esportes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário